Política de privacidade

Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.

  • 31
    Mar

    As infraestruturas museológicas, os arquivos e a fotografia

    Ler Mais
  • 17
    Dez

    Uma poesia da paisagem, Caminhando com F. Pessoa: a experiência da psicogeografia na cidade de Tomar

    Ler Mais
  • 20
    Nov

    Portal em Fotografia e Território

    Ler Mais
  • 13
    Nov

    Semana da Fotografia de Tomar - actividades adiadas

    Ler Mais
  • 04
    Nov

    Encontro no âmbito da “Exposição Tomar Industrial, uma visão contemporânea - fotografia e cinema”

    Ler Mais
  • 05
    Set

    Oficina de Fotografia: Descobrir a Aldeia

    Ler Mais
  • 20
    Mai

    Reabertura do CEFT com novo horário

    Ler Mais
  • 20
    Nov

    1º Aniversário do CEFT

    Ler Mais
  • 18
    Nov

    1ª Semana de Fotografia de Tomar decorreu de 18 a 23 de Novembro de 2019

    Ler Mais
  • 09
    Set

    Professores de Tomar visitam CEFT

    Ler Mais
  • 16
    Jul

    A Fotografia foi à Escola 2

    Ler Mais
  • 08
    Mar

    Colaboração com a Companhia de Teatro Fatias de Cá.

    Ler Mais
  • 02
    Mar

    Rede Cultura 2027

    Ler Mais
  • 08
    Fev

    A Fotografia vai à Escola 1

    Ler Mais

  • Jul

    A Casa dos Cubos na nas páginas da Roof - An IN&OUT Magazine

    Ler Mais

pensar fora
da caixa

mas dentro
do cubo

Sobre Nós

O CEFT tem como missão o estudo e a investigação da cultura fotográfica na sua interdependência com o papel da imagem nos mecanismos de governação territorial.

Ler Mais

Organigrama

Em Agenda
  • Abr
    Ciclo de Exposições em Fotografia e Território, abril - novembro
  • 17 Abr
    PIN, de João Mota da Costa, e Colosso, de Rodrigo Simões Cardoso

De exposições, simpósios, ofertas formativas e muito mais, consulte os nossos

Projetos em Curso

  • Clube de Fotografia de Tomar

    Pretende-se com a abertura desde clube, proporcionar à população de Tomar, o acesso a Laboratório de Fotografia, mediante condições de utilização pré-determinadas.

    Esta inciativa está dependente de instalações com condições técnicas adequadas. Será divulgada oportunamente.

  • Estudo e divulgação do legado algarvio dos fotógrafos Asta e Luís de Almeida d’Eça

    Este projecto de investigação aplicada, tem como objeto o estudo aprofundado de todo o legado relativo ao Algarve deixado pelos fotógrafos Asta e Luís de Almeida d’Eça e também a sua subsequente divulgação pública através de uma exposição e da edição de um livro.

    INTERVENIENTES 

    1. UNIVERSIDADE DO ALGARVE (abreviadamente designada por UAlg), representada pelo Reitor, Prof. Doutor Paulo Manuel Roque Águas,
    2. INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR (abreviadamente designado por IPT), representado pelo seu Presidente, Prof. Doutor João Paulo Freitas Coroado,
    3. CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA DO ALGARVE (abreviadamente designada por CM Lagoa), representada pelo seu Presidente, Dr. Luís António Alves da Encarnação,
    4. CÂMARA MUNICIPAL DE TOMAR (abreviadamente designada por CM Tomar), representada pela sua Presidente, Sr.ª D.ª Anabela Freitas.

     JUSTIFICAÇÃO 

     O Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, adiante designado por CEFT - IPT / CM Tomar, foi criado por protocolo de cooperação entre o IPT e a CM Tomar, e é o detentor de grande parte do legado deixado pelos fotógrafos Asta e Luís de Almeida d’Eça, o qual é constituído por mais de 50.000 originais fotográficos, por 240 cartazes e também por correspondência e outros documentos diversos. Cerca de 11.000 originais desse legado são dedicados ao Algarve e é particularmente sobre este conjunto que incide o presente Protocolo de Colaboração.

    O legado relativo ao Algarve de Asta e Luís de Almeida d’Eça é bastante vasto e é nuclear no percurso profissional dos referidos fotógrafos, mas está apenas estudado de forma superficial. Assim, as entidades acima listadas, a que futuramente se poderão juntar outras, decidiram reunir esforços e competências para dar resposta positiva ao objeto do presente Projecto.

    TERMOS DE REFERÊNCIA

    A UAlg, o CEFT - IPT / CM Tomar, e a CM Lagoa são, em conjunto, os autores do presente projeto. Deverão escolher e indicar os seus representantes, e comunicar as suas decisões aos restantes intervenientes.

    Os seus representantes são:

    • UAlg
      • Nuno de Santos Loureiro, Professor Auxiliar do DCTMA - Faculdade de Ciências e Tecnologia e coordenador dos Encontros de Fotografia de Lagoa;
    • CEFT - IPT / CM Tomar
      • António Ventura, Especialista em Audiovisuais e Produção dos Media – Fotografia, pelo Instituto Politécnico de Tomar, Professor adjunto, Membro da Comissão Coordenadora do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT-Casa dos Cubos;
      • Patrícia Romão, Mestre em Conservação e Restauro, Técnica Superior na Divisão de Turismo e Cultura da CMT, membro da Comissão Coordenadora do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT-Casa dos Cubos;
    • CM Lagoa
      • José Fernando Rodrigues Vieira, Arquitecto Paisagista, Dirigente Intermédio de 3º Grau, Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve

     O CEFT - IPT / CM Tomar, como co-autor do presente projeto e na sequência da sua missão, que pretende tomar a imagem como elemento dinâmico, reflexivo e condicionador dos processos coletivos de tomada de decisão no espaço comunitário, bem como o estudo e a investigação da cultura fotográfica, da preservação e divulgação dos arquivos fotográficos históricos e contemporâneos, irá realizar:

    • a captura digital dos originais fotográficos do conjunto relativo ao Algarve;
    • o inventário e a catalogação do mesmo conjunto;
    • deste processo serão produzidos conteúdos pelos investigadores do CEFT, sobre a biografia dos autores, considerações sobre a preservação de coleções de Fotografia, a Fotografia e o Território, que irão complementar os conteúdos a produzir pelo investigador da UAlg.

     A UAlg e o CEFT, em estreita colaboração e com o apoio da CM Lagoa, vão escolher um conjunto de imagens do legado acima referido, para com base no mesmo levar a cabo um estudo aprofundado e depois a sua divulgação através de uma exposição e da edição de um livro. Tal esforço incidirá particularmente sobre as seguintes vertentes:

    • ‘O Algarve de Asta e Luís de Almeida d’Eça’, ou seja, a representação da região através das imagens feitas pelos dois fotógrafos;
    • o método de trabalho dos fotógrafos em busca da ‘imagem perfeita’ de cada tema, de cada local e de cada situação que visitaram e fotografaram no Algarve;
    • a distribuição geográfica das imagens do Algarve;
    • a utilização que foi feita (e em que datas) dessas imagens, para a divulgação e promoção turística da região, nomeadamente através da publicação de cartazes, brochuras e livros profusamente ilustrados destinados a dar a conhecer nacional e internacionalmente os encantosdo Algarve.

     O IPT e a UAlg, envidarão esforços para acolher alunos graduados nos estudos aprofundados que estão acima enunciados.

     A primeira apresentação pública da exposição e do livro que resultarão deste exercício decorrerá no Algarve. Depois, a exposição poderá deslocar-se pelo país em itinerância, sendo o CEFT - IPT / CM Tomar, na Casa dos Cubos, o destino preferencial para dar início à mesma.

    Em todas as apresentações públicas ou em qualquer outra situação de divulgação de ‘O Algarve de Asta e Luís de Almeida d’Eça’, sejam elas sobre a forma da exposição, sobre forma do livro ou quaisquer outras, serão sempre indicados de forma adequada todos os intervenientes, nas suas respetivas qualidades, atestando as co-autorias da UAlg, do CEFT - IPT / CM Tomar e da CM Lagoa neste projeto e conforme o presente Projecto de investigação aplicada.

  • O CEFT digital

    O Projecto CEFT Digital, tem como objectivo a produção e divulgação de conteúdos digitais que decorrem das actividades do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT - Casa dos Cubos.

    Estes conteúdos, videos, diaporamas ou PDFs, serão disponibilizados a partir de links para acesso a diversas plataformas onde esses conteúdos estarão acessecíveis para visionamento ou para serem descarregados.

    ___________________________________________________________________________

     

    "Um dia de chuva na Fábrica de Fiação de Tomar" (youtube) 

    Diaporama que resulta de reportagem fotográfica na Fábrica de Fiação de Tomar - 2007, agora parte integrante da exposição "Tomar Industrial, uma visão contemporânea: Fotografia e Cinema".

    Projecto e imagens: António Ventura

    Som: Miguel Urbano

    Arquivo CEFT - Casa dos Cubos, 2020 

     

     

    "THOMAR" VISTO POR ANTÓNIO DA SILVA MAGALHÃES (youtube) 

    Animação a partir de fotografias de época (finais do Século XIX)

    Concepcção e coordenação de projecto por António Ventura e Patrícia Romão

    Design e edição vídeo de Pedro Gonçalves, Gonçalo Figueiredo e Andy Vring

    Sonoplastia de Miguel Urbano

    IPT/CMT - 2004

    Arquivo CEFT - 2020

     

    RESIDÊNCIA FOTOGRÁFICA EM PAISAGEM, PATRIMÓNIO E TERRITÓRIO - MAÇÃO 2018 (youtube)

    Residência Fotográfica em Paisagem, Património e Território, organizada pelo Instituto Politécnico de Tomar, IPT, pelo Instituto Terra e Memória; ITM, e pela Câmara Municipal de Mação, CMM.
    Esta iniciativa que decorreu entre Julho e Agosto de 2018, foi coordenada por António Ventura, IPT, por Sara Cura, ITM/CMM e por Sara Garcês, ITM. Teve o apoio de Anabela Pereira, CMM e de Gonçalo Figueiredo, LabFoto do LAB IPT. Este projecto deu origem à Exposição de Fotografia "Nas Curvas do Espanto: Médio Tejo, que caminhos para uma mudança?" Esta exposição inaugurou o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, em Novembro de 2018.
    A Residência Fotográfica foi participada por:
    - Beatriz Areias, finalista da Licenciatura em Fotografia do IPT;
    - Filipe Martins, a frequentar o 2º ano da Licenciatura em Fotografia do IPT;
    Créditos Fotográficos:
    - António Ventura;
    - Beatriz Areias;
    - Filipe Martins;
    - Gonçalo Figueiredo;


    Arquivo de Fotografia do CEFT - Casa dos Cubos, 2020

     

    Inauguração do CEFT em 20 de Novembro de 2018 - Rádio Hertz (youtube)

     

     

     

     

  • inMemo® Fotografia e Memória

    inMemo® Fotografia e Memória

     

    Plataforma WEB para repositório de Fotografia

    O Projeto visa o desenvolvimento e implementação de uma plataforma “web”, para repositório de fotografias realizadas por profissionais, das mais diversas áreas do conhecimento que necessitam de utilizar a fotografia como forma de registo visual, com a finalidade de testemunhar, comprovar ou demonstrar algo, utilizando-a na forma documental, em relatórios, pareceres, projetos, ações de divulgação e sensibilização, ou outros. Esta plataforma online, personalizada de acordo com a imagem corporativa da organização, promotora, permitirá de um modo seguro, amigável e flexível, a cada profissional no terreno, organizar e imediatamente salvaguardar, para memória futura, as suas coleções de fotografia, preservando-as, descrevendo-as, tornando-as assim pesquisáveis, acessíveis online, e, por conseguinte, partilháveis entre pares. Com este serviço, cada utilizador poderá convidar outros pares, utilizadores da plataforma, criando assim uma rede profissional, para potenciar a partilha das fotografias. A partilha das fotografias será configurada de acordo com diferentes níveis de acesso.

     

    Parceiros

    Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, CIMT